Cada vez mais importante nos casamentos, o fotógrafo capta momentos únicos e transforma esses instantes em arte. É assim que as lembranças dos casamentos são criadas, eternizada por toda a sua vida, se você fizer a escolha correta. Anote estes cinco passos para acertar na escolha certa do fotógrafo.Passo 1 - Definir o estilo e orçamentoAvalie os diferentes estilos de fotografia de casamento:Em primeiro lugar, você precisa saber qual estilo se encaixa mais com personalidade de vocês, com o jeito de pensar e de sentir, só assim suas fotografias de casamento poderão refletir o que vocês querem desse dia tão especial e importante.Tradicional, fotojornalismo, natural, com qual estilo vocês mais se identificam?Se você não sabe quais estilos existem, é importante saber o que está na moda agora, como por exemplo o fotojornalismo, isto é, fotografias que narram uma história, sem poses, com planos diferentes e captando expressões únicas. Esse estilo está intimamente ligado a fotografia artística, tradicionalmente usado na reportagem de acontecimentos políticos ou em guerras. É como uma reportagem que se realiza na rua, com uma câmera na mão, de maneira espontânea, mas com ar nupcial. É como narrar a vida em si. Por outro lado, a fotografia tradicional, com poses clássicas e maior organização, continua entre as preferidas dos noivos.Quanto você deve investir no fotógrafo:É importante que você tenha consciência da quantia do orçamento destinado a cada parte do casamento. Em particular, o fotógrafo merece um bom pagamento, porque eles são cada vez mais valorizados e requisitados. Afinal, eles são responsáveis por capturar as lembranças de um dos grandes dias de sua vida.Há fotógrafos que tem um valor mais elevado, pois estudam bastante e usam equipamentos de alta qualidade para criar imagens impactantes e únicas além de terem algo a mais para te entregar.Os preços podem variar consideravelmente, e você não quer desperdiçar seu tempo agendando reunião com alguém que não está dentro do seu orçamento. Por outro lado, se o preço é “bom demais para ser verdade”, é mais provável que esse fotógrafo não seja um bom profissional.A regra de ouro é que o “custo é algo que normalmente pode ser negociado, a qualidade não”.

Passo 2 - PesquisaComece com muita antecedência: como também acontece com os locais, os melhores fotógrafos costumam preencher sua agenda rápidamente. A partir do momento que você já sabe qual será o estilo das suas fotos, reduza o campo de pesquisa e comece a procurar com um ano de antecedência, se você se casar na alta temporada, ou pelo menos seis meses, se você vai fazer isso fora de temporada.Consulte trabalhos anteriores, peça opiniões e recomendações: as fichas e sites destes profissionais estão repletos de trabalhos anteriores, isto é, casamentos, pré-weddings, trash the dress e outras sessões que podem servir de inspiração e para que você conheça melhor a arte do fotógrafo. Lá você pode conferir opiniões, tentar entrar em contato com noivos que já contrataram esse serviço e procurar recomendações em sites especializados.Analise cuidadosamente o site dos fotógrafos para verificar as fotos de outros casamentos que ele já fotografou, o que lhe dará uma ideia de seu estilo. O design do site também pode lhe dar pistas sobre a personalidade e sensibilidade do fotógrafo, afinal o site é a casa/escritório do fotógrafo na internet.Crie uma lista de finalistas: quando você já tiver alguns fotógrafos selecionados, faça uma lista com os profissionais que você mais gosta e comece a descartar os rivais mais fortes. Compare os trabalhos, avalie os estilos de cada um e tente analisar cada item com com certa distância. Talvez, assim, suas dúvidas sejam resolvidas.

Passo 3 - Entrevista pessoalAgende entrevistas para conhecer os profissionais pessoalmente: você deve avaliar a conexão com eles, pois estarão presentes em todos os momentos do casamento e vocês não podem se sentir desconfortáveis; é importante conhecer suas idéias pessoalmente, para ver se realmente encaixam com a personalidade do casal, entender como eles realizam suas fotografias e lidam com possíveis desafios.Além de avaliar a qualidade da sua fotografia você deve avaliar se ele é simpático, se são flexíveis, se existe química entre vocês. O fotógrafo deve procurar conhecer e se importar com a história do casal, deve se preocupar em ajudar e estar disponível para tirar dúvidas. Se realmente há uma conexão, os fotógrafos saberão captar os momentos mais especiais.
Passo 4 - DecisãoVocês se identificam com o estilo de fotografia: é o que vocês estavam procurando? Se o trabalho mostrado tem a ver com o que vocês estavam buscando, é um sinal de que vocês já percorreram grande parte do caminho. Desta forma, as fotografias sairão sozinhas, pois vocês vão falar a mesma língua e tudo sairá como o esperado ou, na melhor das hipóteses, vocês podem se surpreender (no bom sentido da palavra).Peça recomendações e referências: Quando você tiver poucas opções para escolher, volte a pedir recomendações, mesmo que dê mais trabalho. Procure que outras opiniões confirmem suas impressões e não se deixe levar pela sua emoção.

Passo 5 - Condições e contratosO que está incluído no preço: assistentes, pós-produção: tente fechar esta parte sem dúvidas. Às vezes, há extras que derrubam as idéias iniciais e é melhor saber tudo de antemão. Tudo o que infla o preço, tanto no local de ação quanto na sala de pós-produção, deve estar detalhado.Quantas horas de trabalho estão incluídas: você precisa saber quanto tempo dura o serviço, seu preço por horas e o tempo que será dedicado à edição das fotografias. Tudo isso é relevante para estabelecer um preço final.Como trabalha nos casamentos: desde a montagem até a execução das fotos, é preciso conhecer desde o princípio tudo o que envolve o trabalho de um fotógrafo. Ele deve explicar para vocês como ele costuma atuar, se fala com o noivos ou convidados, se é totalmente independente, se dedica uma parte à fotografia natural e outra à tradicional… Desta forma, todos os envolvidos saberão como agir com eles.Como receber as fotos: qual formato e resolução, quantas fotos, prazo de entrega: os tempos de entrega são essenciais para saber quando vocês poderão desfrutar das fotos. No entanto, é um trabalho que requer tempo e o prazo de entrega pode ser diferente de acordo com cada profissional. Pode variar entre dois meses e um ano, então não é uma má ideia se informar sobre esses prazos antes de contratar o fotógrafo.Por outro lado, combine o formato de entrega, a resolução, a quantidade e as cópias.Tudo deve estar por escrito no contrato: para finalizar a seção sobre o fotógrafo, tudo o que vocês combinarem deve estar refletido em um contrato escrito. Nesse momento, tudo será vinculativo e você poderá agir caso o acordo não seja cumprido. Revise tudo e evite surpresas.
Se quiser entrar em contato e conhecer mais do meu trabalho clique no link: Fale comigo